Verdes Vales recebe Alunos Residentes em Agricultura de Precisão

quinta-feira, Fevereiro 11, 2021
Gerente de Gestão de Pessoas, Cleusa, acompanhada dos alunos Karina e Ricardo, professor Luciano e gerente de Soluções Integradas, Ropson

Na empresa, dois estudantes do Colégio Politécnico da UFSM irão aprimorar suas habilidades no decorrer de 12 meses

 

A Verdes Vales recebeu, no início deste mês, dois alunos do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que farão uma Residência Profissional Agrícola na empresa. Karina da Silva e Ricardo Rosa estão no último semestre do Curso Técnico em Agricultura, que tem duração de dois anos. No decorrer de 12 meses eles colocarão em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, em busca do aperfeiçoamento na área de Agricultura de Precisão.

Conforme explica o professor orientador Luciano Zucuni Pes, desde 2019 o Colégio Politécnico da UFSM possui um Convênio de Cooperação Técnica com a Verdes Vales, o que foi fundamental para a escolha da empresa como uma das oito Unidades Residentes do projeto. “A atuação dos alunos residentes diretamente nas empresas contribui para ampliar sua formação e profissionalização para horizontes mais amplos, a partir da sua inserção num contexto real do mundo do trabalho”, destaca. Além de competências técnicas, o professor acredita que os alunos poderão desenvolver também competências comportamentais, como liderança, trabalho em equipe e comunicação.

Embora o curso técnico conte com um Estágio Curricular Obrigatório de, no mínimo, 200 horas, a carga horária é considerada pequena diante do conhecimento necessário para atuação em Agricultura de Precisão. Dessa forma, nos 12 meses que os alunos passarão na empresa, eles poderão ampliar seus conhecimentos e também contribuir na implementação e aprimoramento das tecnologias nas propriedades rurais dos clientes da Verdes Vales.

Foto dos alunos

“Não sei se algum dia vou ter outra oportunidade como a que tive agora. Minha expectativa na empresa é aprender e crescer”, relata Karina. O acadêmico Ricardo também destaca a relevância da Residência Profissional Agrícola. “Ficar um ano dentro de uma empresa grande como é a Verdes Vales vai nos proporcionar muitas experiências e aprendizados. Temos uma disciplina voltada para Agricultura de Precisão, mas aqui, com a prática, vamos ter uma visão muito mais ampla” finaliza o estudante.

A parceria é resultado de um trabalho conjunto do departamento de Gestão de Pessoas da Verdes Vales e da UFSM. Conforme explica a gerente de Gestão de Pessoas, Cleusa Pereira, o departamento atua de maneira estratégica nos seus processos seletivos. Assim, possibilita que estudantes iniciem a sua carreira com uma marca de renome, como é a John Deere. No decorrer da residência, os alunos serão acompanhados pelo departamento, a fim de garantir que estejam aproveitando a oportunidade.



Share